Projetos Missionais

1. Cuidado Missionário

Objetivo da Proposta

O objetivo principal do Cuidado Missionário é oferecer uma estrutura de apoio e acompanhamento para o missionário durante as fases que incorporam o preparo, o envio, a permanência e o retorno do campo.

Estratégias de Ação

1. Formular e Implantar BASES PARA O TRABALHO DE SUPORTE AO MISSIONÁRIO: A partir de dados levantados durante o período de pesquisa e treinamento em campo transcultural, organizar uma proposta de trabalho sistemática que atenda às necessidades das organizações enviadoras e do missionário nesta esfera do cuidado.

2. Formar pessoas e grupos para realizar o trabalho de cuidado ao missionário, de acordo com sua profissão ou função ministerial no corpo de Cristo.

3. Unir esforços organizacionais: Trabalhar em ação conjunta com Igrejas locais, Agências e Instituições de Treinamento, formando parcerias e ampliando as ações do projeto.

Focos Geográficos

1. Intercultural: Estando baseado na cidade de Recife, as ações propostas estarão sendo focadas para atender aos estados da Região Nordeste do Brasil, com prioridade. Isso não implica em desconexão das ações na área do cuidado que acontecem em outras regiões do Brasil. Este braço visa não apenas fornecer acompanhamento aos missionários que saem ou retornam do campo, mas também trabalhar na conscientização e formação de cuidadores dentro das igrejas.

2. Transcultural: Visa a identificação junto as igrejas e organizações parceiras no projeto, de áreas transculturais que possam contemplar a presença de seus missionários para visitação, atendimento clínico e ministração de pequenos seminários na área do cuidado emocional. Este trabalho de ida ao campo transcultural pode ser feito uma vez por ano de acordo com prévio agendamento e preparação de rota.

Público Alvo

1. Missionários:

  • Em fase de preparo que irão atuar ministerialmente em curto, médio ou longo prazo em outra cultura, sozinho ou com a família.
  • Estabelecidos no campo e que demandam de cuidado psicológico-pastoral.
  • No período de reentrada no país ou cidade de origem, seja de modo definitivo, licença médica ou período de férias.

2. Instituições:

  • Igrejas, Seminários e Agências que valorizem o trabalho de cuidado ao missionário

Missionária Verônica Santos Farias

Histórico

Convertida ao Evangelho desde 1993 é missionária atuante da igreja presbiteriana com dedicação integral ao ministério nas áreas de evangelização, treinamento de líderes, assessoria aos ministérios da igreja, coordenação de projetos missionários para Plantação de Igreja no Interior de Pernambuco. A partir de 2006 dedicou-se também aos atendimentos de Psicoterapia e Orientação Profissional em consultório, incluindo a avaliação psicológica e o acompanhamento clínico de missionários pré e pós-campo.

Formação e Cursos

  • Instituto Bíblico – Palavra da Vida
  • Licenciatura em Educação Religiosa – Seminário Presbiteriano do Norte
  • ETED – Teórico-Prático em Missões – Jocum
  • Pós-graduação em Missões Urbanas – Seminário Presbiteriano do Norte
  • Bacharelado e Formação em Psicologia Clínica – Universidade Católica de PE
  • Curso intensivo de Psicodiagnóstico
  • Curso em Saúde Mental
  • Mestra em Missiologia – STBB (Seminário Teológico Betel Brasileiro – João Pessoa – PB)
  • Estágio em campo Transcultural – África do Sul e Moçambique
  • Aperfeiçoamento da língua inglesa – SALA (South Africa Language Academy)
  • Pós-graduação em Psicologia Clínica – FAFIRE – PE

2. Cidades do Interior

Proposta do Projeto

Foi escolhida a região do médio Capibaribe que apresenta 10 cidades com menos de 5% de evangélicos e nenhum trabalho presbiteriano. A cidade de João Alfredo, distante 97 km do Recife, foi escolhida como cidade-piloto, pois fica equidistante das demais cerca de 30km e apresenta apenas 1% de evangélicos. A equipe residente foi formada em 2008 e no local assiste a cidade e os sítios próximos.

Estratégia de Ação

1. Trabalho em equipe:

Pesquisa de campo: Levantamento de dados das cidades alvos, visitas e pesquisas de campo, fornecendo informações que viabilizem o planejamento da plantação de igrejas.

Equipe Residente: Equipe multidisciplinar que residirá no local e aberta para a utilização de profissionais e aposentados.

Equipe de Impacto: Equipe temporária composta por membros das igrejas consorciadas e treinada para efetuar ações de evangelização e assistência social.

Equipe de Manutenção: Compromisso missionário de curta duração (férias ou finais de semana) para profissionais e técnicos que irão suprir e apoiar as necessidades identificadas no campo.

2.
Envolvimento da Membresia

Muito mais que a participação financeira, o projeto prioriza o envolvimento dos membros da igreja nas ações de evangelização e ação social. Essa ênfase busca também despertar a vocação missionária local na igreja.

Coordenação do projeto

Administrativo – Pr. Sérgio Lyra
Operacional – Pr. Arthur Braga